quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Arquiteta integrante do PV critica projeto discutido no governo Samuca



A arquiteta Aida Cardoso, integrante do Partido Verde, usou seu perfil no facebook para criticar o projeto "Arco da centralidade" que está sendo discutido pelo prefeito de Volta Redonda Samuca Silva, do mesmo partido de Aida. Confira o que ela escreveu:


[ ARCO DA CENTRALIDADE ] - Um termo incluído no Plano Diretor de 2008 para CONECTAR os 3 centros (Vila, Retiro e o novo Aero - área privada da CSN lembrem-se). 
Que o Plano Diretor foi debatido minimamente com a sociedade, sabemos, mas NÃO TEVE seu processo concluído devido a ausência de finalização dos trâmites legais na Câmara.
Mesmo assim, incompleto e irregular foi o Plano usado na gestão Neto para se definir algumas OBRAS de INTERESSE ao deslocamento de automóveis. O problema é que estas obras foram definidas em gabinete, à portas fechadas e com a presença de sabe-se lá QUEM ou com QUAL INTERESSE. Em nenhum momento no Plano Diretor existe a citação que estas obras seriam ESPECIFICAMENTE A VONTADE DA POPULAÇÃO, pois de FATO NÃO É!
Com base nisto, o MPF em 2014 entrou com uma ação para impedir a licitação das Obras se baseando exatamente no fato mais importante: ausência de participação POPULAR no gasto de VERBA FEDERAL para a o discurso de "melhoria da mobilidade da cidade". O mais interessante é que o Ministério das Cidades, que não possui pessoal o suficiente para fiscalizar os projetos, liberou inicialmente o EMPRÉSTIMO com base em ANTE PROJETOS e maquetes eletrônicas, assim como planilhas de valores previstos aos quais tive acesso. Todo este material compôs o processo do MPF e alerto que a planilha:
* Prevê um Corredor BRS de 15km, que foi feito parcialmente na Vila e um trecho até a Gustavo Lira por 15 Milhões de reais, ou seja, 1 Milhão por km para ser gastar com tinta azul e branca no chão. Este custo é de um VLT pelo menos - diga-se de passagem.
* Estão previstas 23 estações (tipo TUBO de pré embarque - modelo Curitiba) ao longo do corredor BRS, mas não existe projeto destas estações MUITO MENOS COMO elas serão implantadas nas ruas com calçadas estreitas como Sávio Gama (um dos trechos do corredor)
* Está previsto também a requalificação de 3,6 km2 de calçadas, ou seja, uma fração irrisória para o pedestre. Detalhe, no bairro Aterrado, aonde nas principais avenidas já são bem largas e estão em bom estado de conservação.
* 18 km de ciclovias também estão previstas com um orçamento de 4 milhões, ou seja, o que deveria ser PRIORIDADE no projeto de Mobilidade Urbana possui menos de 1% do valor do empréstimo. Sem falar que as rotas são desconexas, são projetos sobrepostos de obras já realizadas e quem não atendem a real necessidade dos ciclistas. Afinal, necessitamos de pelo menos 110km.
* E pra fechar a planilha pelo menos 33 Milhões de reias serão dedicados exclusivamente às obras dos 3 viadutos e 1 ponte, QUE PASMEM.... NÃO ATENDERÁ O TRANSPORTE COLETIVO... Apenas automóveis e veículos de carga irão se beneficiar destas obras se elas forem executadas como previsto.
CONCLUSÃO: Calçadas - não atendem !?!? Ciclovias - não atendem !?!?! Transporte coletivo - de acordo com a planilha terá uma diminuição de 3 min no tempo de espera (um lucro fenomenal diga-se de passagem rs), mas não terá seus trajetos modificados... OU SEJA...
*** A GRANDE DESPESA DE 33 Milhões de reais minimamente serão usados APENAS POR CARROS E CAMINHÕES ***
Já a população que necessita do transporte em massa, boas calçadas e ciclovias por toda a cidade inclusive para acesso dos cadeirantes... haaaaaaaa.... ISTO É SÓ UM D.E.T.A.L.H.E!
Sou totalmente contra um investimento do MEU IMPOSTO neste tipo de Obra. Neste tipo de RETROCESSO URBANO.

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