quarta-feira, 28 de junho de 2017

Certa despedida

Por Adelson Vidal Alves



Acostumei-me a ser um homem de polêmicas, posições fortes, certos centros políticos. Ocupei a cabeça de movimentos sociais, frequentei os bastidores do poder, ajudei a governar e a impedir governos. Ajudei a consolidar decisões que envolvem meu bairro, minha cidade e meu país.

Hoje, tomei a decisão de repousar. Não quero mais a ponta de nada. Chega de enfrentamentos, chega de liderar posições politicas, chega de me expor como porta voz de uma porção coletiva de opinião. Percebi que as coisas não se decidem nas praças, se decidem nos porões. A política que prevaleceu é a politica do poder dos palácios, não aquela que emana do povo, que se decide nos guetos e nas maiorias. Prevalece o poder econômico, as vantagens, os lucros eleitorais. Os projetos, as ideias, a ética e a moral sempre são subordinados à logica fria eleitoral. Quem quer pensar soberanamente está condenada a solidão coletiva de uns poucos.

Chega de me arriscar e arriscar os outros, chega de gritar dos guetos o óbvio, o que uma minoria medíocre fala das varandas governamentais sempre prevalece. Chega de emprestar minha experiência para que confrarias governem, chega de perder amigos por apaixonadas decisões, chega de se passar por teimosias. Hoje, me converto ao posto mínimo do debate, subordinado a ideias simples e sem microfones poderosos.


Quero escrever, pensar, refletir sem a responsabilidade do concurso, sem ter que culpar, condenar e absolver nas formas frias que a mídia e a vida política nos impõem. Quero a serenidade da política, não mais a então infrutífera luta do poder pelo poder. Enfim, quero ser um simples pensador. 

3 comentários:

  1. Todo homem tem sem valor , Voce tem o seu. Mesmo com toda polemica e com o fervor das criticas, Justas ou injustas, vc merece nosso respeito e consideracao. Nao foi por acaso que fomos as ruas consolidar o Estado de Direito Democratico. Sua visao politica e opiniao e livre e sagrada . Direito constitucional conquitado por todos nos Se expresser certo ou errado e uma prerrogativa sua . Nos NAO temos temos mais tempo para errar e fazer criticas sem fundamentacao, o momento exige solucoes que possa consertar os erros e nos aproximar de um future com prosperidade e uma vida melhor para a nossa cidade e para todo o povo Brasileiro. Nao desista, evolua e contribua.

    ResponderExcluir
  2. Ola Adelson, o nosso facebook vai sentir falta da sua luz politica. Mas, acho que vc escolheu por hora o melhor caminho. As vezes temos que deixar as coisas acontecerem para as pessoas acordarem. Como sempre digo, um governo sem oposição é um governo cego, sem direção, navega mais ao sabor dos interesses pessoais do que cumprir sua missão junto ao povo. Sem oposição um governo não sabe se esta agindo certo ou errado a oposiçaõ sempre deixa o governo mais atento e alerta aos acontecimentos. Mas, uma coisa vc deixou, sua semente. Continue com seus estudos e nessa nova estrategia nos ilumine de outra forma. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Com essas conclusões, você tem meio caminho andado pra entender àqueles que ainda acreditam que o caminho é a revolução popular e digo uma revolução de cunho socialista.
    Nícholas

    ResponderExcluir