domingo, 19 de fevereiro de 2017

Novidades que engrandecem a vida

Por Julio Ferreira

Biólogo




“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram.”

Adam Smith (1723-1790),
Economista escocês.

São quinhentos anos de história, um meio milênio de procedimentos que nos trouxeram ao estágio atual. Desembocamos na encruzilhada onde os caminhos da pobreza são cortados pela riqueza, restando-nos decidir qual o destino a tomar.
A opção preferencial pela riqueza, entretanto, exige a concentração de esforços para o desenvolvimento de nossas duplas dimensões pessoais, balizadoras da própria liberdade. A primeira dimensão é a do aperfeiçoamento moral, cujo roteiro passa pela ordenação de nossos próprios atos livres. A segunda dimensão é a do fazer técnico-artístico, cuja conquista dependerá mais do esforço do que do talento.
A procura destas melhorias, por si só, já nos conduzem ao processo de instigação à educação contínua, que vai nos introduzindo a modificações capazes de promover rupturas no binômio vicioso “ignorância-pobreza”.
A educação, assim, como instrumento eficaz de promoção humana, só desponta no horizonte de uma sociedade, quando os pecados mortais da timidez e da falta de vontade política desaparecem, desabrochando pensamentos e ações afirmativas de uma consciência voltada à sobrevivência comunitária, alicerçada em padrões que visem à valorização contínua do indivíduo, da família, da própria Cidadania.
Dentro deste contexto de modernidade , a parceria estratégica  que se desenha entre a Prefeitura de Volta Redonda, com a CSN para o lançamento das bases do primeiro Centro Internacional e Tecnologia Verde na cidade, merece uma calorosa acolhida pelo setor privado e pela sociedade
Deste berço natural magnífico da Siderúrgica Nacional e da primeira corrida do aço, o velho poderá ser conservado no que ele certamente merece. Dessa chama inovativa e arrojada , a boa técnica e a determinação política  poderão trazer  de volta as novidades que engrandecem a vida, despertando o melhor de todos nós. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário