segunda-feira, 17 de abril de 2017

A surpreendente popularidade de Samuca

Por Adelson Vidal Alves



A imprensa voltarredondense noticiou nesta segunda-feira uma suposta popularidade alta do prefeito Samuca Silva. A boa avaliação do governo foi apontada por uma pesquisa realizada pelo Instituto Orbital. Os números, no entanto, foram apresentados de várias formas pela mídia local. O radialista Dario de Paula falou em 76% de aprovação e o Diario do Vale em 62%. Já o Jornal LIVRE, bem mais cuidadoso, mostrou que 53% da população acha o governo Samuca bom ou ótimo.

Os dados divergem devido a interpretações diferentes da pesquisa. Dario de Paula pegou a avaliação seca sobre o que os entrevistados responderam sobre viver em Volta Redonda. 76% responderam ótimo e 10% disseram bom, o que seria 86% e não 76%. Mas morar em VR não se reduz ao governo Samuca, ao contrário, fala mais pelos 20 anos da era Neto do que sobre o atual governo.

O Diário do Vale interpretou como aprovação a resposta positiva para a pergunta que envolve a forma de governar, o que na população soa como a atitude do prefeito frente ao governo, ou seja, pode ter influenciado os vídeos do prefeito, a prática constante de chamar setores sociais para o diálogo etc. Mas o que vale, de fato, em termos de popularidade, é a pergunta sobre se o governo é bom ou ruim, que implica, na cabeça da população, o resultado direto da administração em suas vidas. Neste aspecto, o LIVRE, corretamente, noticiou a aprovação de 57,3% como o número grosso da popularidade do governo.

Mas ainda sim Samuca está com aprovação alta, superando, inclusive, João Dória em São Paulo.

Muitos podem dizer que é uma realidade parcial, afinal, é uma pesquisa de amostragem, e não se trata de uma verdade absoluta. Porém, pelos números, o povo de Volta Redonda olha com otimismo a gestão de Samuca nesses 100 dias, mesmo com as turbulências que o prefeito vem enfrentando nesse tempo.

Escrevi no blog um artigo em Janeiro (Veja em: Samuca terá uma longa lua de mel com Volta Redonda) no qual defendia que Samuca teria relativa estabilidade de governo no seu primeiro ano de mandato. Ainda que tenha sido exposto de forma negativa com gafes e pouca habilidade política, parece haver uma gordurinha ainda a ser queimada em sua imagem, construída, já dito aqui, em cima de emoções e euforias, e não na racionalidade política.

Samuca, ainda, tem rejeição de apenas 17%, o que indica que, de alguma forma, ele ainda não sofre uma oposição da opinião pública. Em parte, explicada pela ausência de uma oposição formalizada e atuante a seu governo.


Uma pesquisa está longe de determinar a complexidade de uma realidade, serve para apontar nortes a serem seguidos. Pelos números divulgados hoje, pelo menos, Samuca poderá ter alguns momentos de tranquilidade, algo em falta na vida do prefeito depois dos tantos tropeços que cometeu nesses primeiros 1oo dias de governo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário