domingo, 16 de outubro de 2016

Por que Baltazar

Por Adelson Vidal Alves



“No primeiro turno é voto, no segundo turno é veto”. A frase é de Alessandro Molon, deputado federal pela Rede Sustentabilidade. Ela é uma realidade na medida em que no segundo turno as alternativas programáticas se reduzem a duas, e nem sempre estão em acordo com nossas preferências. Por conta disso, flertei nos primeiros dias após o primeiro turno com as opções de Baltazar ou do voto nulo. De imediato, rejeitei a “onda Samuca”, o oba-oba da anti-política, que consagra a hostilidade às instituições democráticas que nos garantem hoje a resolução cívica dos conflitos contemporâneos. No lugar da política, vem a gestão, no lugar das ideologias, vem a técnica, no lugar do parlamento e dos partidos, vem as corporações. Nesta última parte do discurso de Samuca, percebe-se semelhanças com o fascismo e seu “estado-corporativo”, onde o Estado abole os conflitos sociais de classe e o substitui por organizações profissionais colaborativas.

As ideias de Samuca são desorganizadas. Se por um lado ele proclama os valores da pós-modernidade, isto é, a fragmentação, o fim da totalidade social, das utopias e das grandes narrativas ideológicas, por outro, o seu discurso gestor encarna o neoliberalismo econômico mais radical. A gestão do Estado mínimo, dos apertos fiscais, das contas equilibradas a custo de austeridade. Pensa-se no orçamento, depois nas pessoas.

O fenômeno Samuca, no entanto, não é privilégio de Volta Redonda, ele ganhou grande parte do Brasil, surfando na onda da despolitização e da desilusão com a democracia representativa. Derrotar Samuca, assim, é resistir ao avanço deste fenômeno, que elimina a “busca do bem comum” na definição aristotélica da política. Por isso, decidi votar em Baltazar.

Baltazar é um político de larga experiência pública, no legislativo e no Executivo. Não sou contra o novo, mas frente crises como a atual, não podemos correr riscos de aventura, nem entregar a prefeitura para um estágio de gestão pública. Mais que experiente Baltazar sempre atuou em favor das questões mais nobres da vida social. Como prefeito, inaugurou o ciclo de urbanização citadina, aplicou reformas administrativas que praticamente triplicou o orçamento municipal. Sua administração foi capaz de eleger o então desconhecido Antônio Francisco Neto.

O candidato do PRB é evangélico, mas jamais deu sinal de fundamentalismo. Sua vida pública foi de diálogo, com a sociedade, os partidos e as religiões. A composição política de sua candidatura é de centro, e seu perfil governante é acessível, com sensibilidade para a participação popular.

Vivemos tempos conturbados, não podemos nos seduzir com discursos salvadores e messiânicos. Em 1989, elegemos presidente um jovem desconhecido que prometia caçar marajás. Formou um partido sem bases sociais, negou a política, tratando-a como a portadora da perversidade pública. O rosto bonitinho com discurso manso nos empurrou para o caos econômico, confisco e corrupção. Em proporções históricas diferentes, vemos a história se repetir, desta vez em forma de farsa. Cabe a nós derrotar este caminho, votando em Baltazar.


7 comentários:

  1. Arrasou na coerência do texto. Precisamos, como formadores de opinião desmascarar essa farsa que se instalou no meio de nossos jovens com sede do novo e aos cidadãos maduros cansados do descaso do poder executivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou lembrar de algumas informações muito importante ,então resolvi ajudá-lo.
      O candidato Paulo Baltazar além de responder ainda na justiça federal pelo famoso escândalo das licitações fraudulentas das ambulâncias, também responde por crime de improbidade administrativa em relação a benefícios de licitações e superfaturamento de obras, da Rodovia do Contorno, pera Empreiteira Queiroz Galvão, quando ele era prefeito. Estranha coincidência... a mesma Queiroz Galvão citada na lava-jato em esquema de propina com o PT e que por sua vez é partido coligado ao PRB na candidatura Baltazar. Estranho ainda que o advogado do candidato está ainda tentando manobra para retirar o foro de julgamento da esfera Federal e trazer para a Estadual onde, talvez, caso o candidato eleito prefeito, tenha mais força política para arquivamento de processos. Essas informações podem ser encontradas em sites oficiais com jusbrasil.org.br....diário oficial..etc. Não vamos deixar nossa cidade ser mau exemplo ao eleger esse candidato FICHA SUJA.

      Excluir
  2. Voce escreve até bem meu caro... mas me fale do passado politico do seu candidato Baltazar ou alias do historico politico dele? por gentileza... aguardo seu retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não vai falar!!! Ele ganha para falar bem, escondendo a verdade sobre Baltazar!

      Excluir
    2. Ele não vai falar!!! Ele ganha para falar bem, escondendo a verdade sobre Baltazar!

      Excluir
  3. Depois de Avaliar, Dentre Outros Itens: 1. O Currículo dos 2 Candidatos A Prefeito de Volta Redonda; 2. As Propostas de Cada Um; 3. A Situação Politica e Econômica do Nosso País, Estado e Município... Cheguei a Conclusão, Que Tecnicamente Os Dois Candidatos São Muito Bons... Mas Para Administrar Nosso Município, Além de Um Bom Plano de Governo Técnico, O Futuro Prefeito, em Minha Análise Pessoal, Farse-á Ter Um Bom Relacionamento Não Só Técnico, Mas POLÍTICO... E Política é A ARTE DA NEGOCIAÇÃO... Não Posso Me Dar O Luxo de EXPERIMENTAR... Precisamos de Alguém Para O Presente Momento, Que Tenha EXPERIÊNCIA e Que Saiba Usar A Arte da Negociação, Respeitando as Diferenças Através do Dialogo... Baltazar Já Provou Que é Bom... Essa Mudança Tem Que Ser Uma Mudança RESPONSÁVEL... E Baltazar é Sem DÚVIDA NENHUMA Nossa MELHOR OPÇÃO... A Partir de HOJE: É DAQUI PRA MELHOR... Voto 10... Peço O Seu Voto Para BALTAZAR Que Tem Inteligência e Sabedoria de Alguém Que SABE O QUE FAZER E COMO FAZER... Lembrando Que PESSOAS Podem Até Ser Consideradas Números, Mas NÚMEROS NUNCA SERÃO PESSOAS... Entre O Candidato da Área de Ciências Exatas e O CANDIDATO DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS: Fico Com A ÁREA HUMANA e BALTAZAR é O Melhor Para Volta Redonda... Vote 10... Vote 10... Vote 10...

    ResponderExcluir
  4. Depois de Avaliar, Dentre Outros Itens: 1. O Currículo dos 2 Candidatos A Prefeito de Volta Redonda; 2. As Propostas de Cada Um; 3. A Situação Politica e Econômica do Nosso País, Estado e Município... Cheguei a Conclusão, Que Tecnicamente Os Dois Candidatos São Muito Bons... Mas Para Administrar Nosso Município, Além de Um Bom Plano de Governo Técnico, O Futuro Prefeito, em Minha Análise Pessoal, Farse-á Ter Um Bom Relacionamento Não Só Técnico, Mas POLÍTICO... E Política é A ARTE DA NEGOCIAÇÃO... Não Posso Me Dar O Luxo de EXPERIMENTAR... Precisamos de Alguém Para O Presente Momento, Que Tenha EXPERIÊNCIA e Que Saiba Usar A Arte da Negociação, Respeitando as Diferenças Através do Dialogo... Baltazar Já Provou Que é Bom... Essa Mudança Tem Que Ser Uma Mudança RESPONSÁVEL... E Baltazar é Sem DÚVIDA NENHUMA Nossa MELHOR OPÇÃO... A Partir de HOJE: É DAQUI PRA MELHOR... Voto 10... Peço O Seu Voto Para BALTAZAR Que Tem Inteligência e Sabedoria de Alguém Que SABE O QUE FAZER E COMO FAZER... Lembrando Que PESSOAS Podem Até Ser Consideradas Números, Mas NÚMEROS NUNCA SERÃO PESSOAS... Entre O Candidato da Área de Ciências Exatas e O CANDIDATO DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS: Fico Com A ÁREA HUMANA e BALTAZAR é O Melhor Para Volta Redonda... Vote 10... Vote 10... Vote 10...

    ResponderExcluir