quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Nosso voto em Baltazar




Mais uma vez a eleição para prefeito em Volta Redonda será decidida no 2º Turno. Contrariando todas as previsões e pesquisas, no dia 30 de outubro nossa escolha para administrar o município, nos próximos 04 anos, estará entre o candidato do PV, Samuca Silva, e o candidato do PRB, Paulo Baltazar. Samuca é relativamente desconhecido entre nós, mas aparenta ser um bom quadro, pode ter um belo futuro político pela frente se continuar residindo em Volta Redonda, caso não ganhe a eleição. Terá, entretanto, que fazer ajustes em seu discurso e no seu perfil político.

O momento é de crise, com perda relativa de receitas, agravada pelo “rombo orçamentário” que o “prefeito ficha suja” vai deixar para o próximo prefeito. Administrar uma situação de descontrole como esta não é fácil e vai exigir do Chefe do Poder Executivo um conhecimento profundo de Administração Pública e da própria Prefeitura, agravada com todas as complicações que podem surgir durante o mandato, inclusive, em função da “dívida” com os servidores, perdas salariais e PCCS, sem falar nos compromissos não cumpridos com os fornecedores. Não é tarefa para amadores, para quem conhece pouco a Volta Redonda de hoje, para quem não está acostumado a fazer composições políticas, preferindo se esconder em discursos de isolamento que não combinam com a complexidade da política democrática. Não podemos, também, arriscar a cidade entregando-a a quem não tem experiência em gestão pública.

Diante deste difícil quadro que vai ser encontrado pelo próximo prefeito, votaremos no 10 – Paulo Baltazar – PRB.  Estamos em sintonia com o que ele pensa em termos de administração pública, gostamos da sua tenacidade e determinação para fazer as coisas acontecerem e também porque ele sempre cumpre os seus compromissos.

Como dito, temos pouco conhecimento sobre o outro candidato e por responsabilidade para com nossa cidade, optamos por não arriscar, não dar chance para aventuras perigosas que podem comprometer a vida de nossa cidade.  A experiência de Samuca como gestor público não consta do seu currículo, exercer o cargo de Controlador não dá a ninguém credencial para administrar uma prefeitura com um orçamento de 01 bilhão de reais. Teoria apenas não resolve.  

Caminhamos em direções distintas no primeiro turno, ainda que debatendo sempre em tom respeitoso, mas diante do atual cenário municipal, resolvemos nos posicionar publicamente a favor de Paulo Baltazar, a quem consideramos o melhor caminho para vencermos o atual e desastroso ciclo de governo e avançarmos na construção de uma Volta Redonda mais justa e mais democrática.

Adelson Vidal Alves - Historiador

Sérgio Boechat - Advogado e Consultor Político   






Um comentário:

  1. Belíssima colocação.
    Sou funcionária da PMVR há 25 anos e Baltazar foi meu melhor prefeito até agora. Queremos Baltazar de volta ao Palácio 17 de Julho.

    ResponderExcluir